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Administração financeira de condomínios: dicas básicas para fazer uma boa gestão

A criação de condomínios residenciais está em franca expansão. Segundo dados da pesquisa realizada em novembro de 2018 pelo SECOVI-SP (Sindicato da Habitação) com o Mercado Imobiliário, apurou-se que houve comercialização de 3.843 unidades residenciais novas. A pesquisa foi realizada pelo Departamento de Economia e Estatística do Secovi-SP  e mostrou também que o resultado foi 36,5% superior às 2.815 unidades comercializadas em outubro, e se manteve estável frente às vendas de novembro de 2017 (3.869 unidades).

Com esse crescimento também surge a demanda por vários serviços que envolvem um condomínio: gestão, conservação e limpeza, zeladoria, portaria, segurança, entre outros.

Dicas simples e básicas para uma boa gestão de condomínio

O primeiro passo é básico e essencial, fazer uma reunião com os condôminos e decidir quem será o síndico. É ele quem irá representar os moradores e será responsável pelo bom funcionamento da moradia coletiva, portanto, ele pode ser um dos moradores, ou pode ser uma pessoa contratada para o serviço, o chamado síndico profissional.  Segundo o site SindicoNet, a contratação de um síndico profissional “garante segurança jurídica tanto para o condomínio, que toma o serviço, quanto para o síndico, prestador do serviço.”

O segundo passo é criar uma boa equipe de gestão para ajudar o síndico a fazer todo o trabalho que deve ser feito, neste momento entram os papéis do Subsíndico e os conselheiros.
Definindo essas duas partes iniciais, é muito importante escolher a empresa que será administradora e gestora financeira do condomínio, e com isso estamos dizendo que essa empresa será responsável por toda parte administrativa e financeira, como: assessoria tributária, fiscal, previdenciária, RH, compras, fornecedores, prestação de contas, realização de contratos, criação e arquivo das atas, segunda via de boleto, entre outras atividades.

Com esses três passos básicos, mas de muita importância e responsabilidade para a boa gestão, seguem outras dicas que o síndico e a empresa de gestão financeira devem ter bem alinhado para conseguirem os melhores resultados:

  • Planejamento e organização dos gastos – criem e mantenham uma planilha de todos os gastos do condomínio,
  • Definam um orçamento, baseado nos custos fixos e variáveis das despesas, para que as contas fiquem sempre equilibradas e consiga ter um fluxo de caixa,
  • Registrem e documentem toda movimentação que for realizada no mês, e faça um balancete para apresentar aos condôminos,
  • Criem e mantenham um fundo de reserva para emergências,
  • Foquem na redução de desperdícios com eletricidade, água e se possível, tenha fonte própria de captação de água, fonte de energia solar. Também cuidem da sustentabilidade como criação de árvores, jardins e faça o descarte correto do lixo,
  • Considerem as melhores práticas para negociar com as pessoas, sejam elas moradores, colaboradores ou da empresa administradora.

 

Por fim, uma novidade. Se algum condomínio local, ou regional, precisar de uma administradora financeira, nós da Assessoria Contábil Araraquara lançamos este serviço a partir do começo do ano e já estamos administrando alguns condomínios. Fale com nossos profissionais.

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