A criação de condomínios residenciais está em franca expansão. Segundo dados da pesquisa realizada em novembro de 2018 pelo SECOVI-SP (Sindicato da Habitação) com o Mercado Imobiliário, apurou-se que houve comercialização de 3.843 unidades residenciais novas. A pesquisa foi realizada pelo Departamento de Economia e Estatística do Secovi-SP e mostrou também que o resultado foi 36,5% superior às 2.815 unidades comercializadas em outubro, e se manteve estável frente às vendas de novembro de 2017 (3.869 unidades).
Com esse crescimento também surge a demanda por vários serviços que envolvem um condomínio: gestão, conservação e limpeza, zeladoria, portaria, segurança, entre outros.
Dicas simples e básicas para uma boa gestão de condomínio
O primeiro passo é básico e essencial, fazer uma reunião com os condôminos e decidir quem será o síndico. É ele quem irá representar os moradores e será responsável pelo bom funcionamento da moradia coletiva, portanto, ele pode ser um dos moradores, ou pode ser uma pessoa contratada para o serviço, o chamado síndico profissional. Segundo o site SindicoNet, a contratação de um síndico profissional “garante segurança jurídica tanto para o condomínio, que toma o serviço, quanto para o síndico, prestador do serviço.”
O segundo passo é criar uma boa equipe de gestão para ajudar o síndico a fazer todo o trabalho que deve ser feito, neste momento entram os papéis do Subsíndico e os conselheiros.
Definindo essas duas partes iniciais, é muito importante escolher a empresa que será administradora e gestora financeira do condomínio, e com isso estamos dizendo que essa empresa será responsável por toda parte administrativa e financeira, como: assessoria tributária, fiscal, previdenciária, RH, compras, fornecedores, prestação de contas, realização de contratos, criação e arquivo das atas, segunda via de boleto, entre outras atividades.
Com esses três passos básicos, mas de muita importância e responsabilidade para a boa gestão, seguem outras dicas que o síndico e a empresa de gestão financeira devem ter bem alinhado para conseguirem os melhores resultados:
Por fim, uma novidade. Se algum condomínio local, ou regional, precisar de uma administradora financeira, nós da Assessoria Contábil Araraquara lançamos este serviço a partir do começo do ano e já estamos administrando alguns condomínios. Fale com nossos profissionais.
A Geração Now e a nova era do varejo tradicional
A importância da meta para sua empresa
A importância do Fluxo de Caixa para as Empresas