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Gestão da qualidade total: Sua empresa em constante evolução!

A Gestão de Qualidade Total (ou Total Quality Management) é uma estratégia desenvolvida para buscar melhoramento contínuo e total da empresa, seja ela de qualquer segmento e atuação. Pode ser resumida como um sistema de gestão para uma organização focada no cliente que envolve todos os funcionários em melhoria contínua. Utiliza estratégia, dados e comunicações eficazes para integrar a disciplina de qualidade na cultura e nas atividades da organização.

Segundo o site Mais Polímeros, esse tipo de gestão, surgiu com mais ênfase durante a Segunda Guerra Mundial para corrigir erros dos produtos usados em combate e depois de um tempo, passou a ser chamada de controle de qualidade e, hoje, é parte importante da gestão das empresas.

O Japão foi o primeiro país a trabalhar com a área de Total Quality Management (TMS) e com o fim da guerra, na década de 40, investiu em gestão de qualidade para iniciar um processo de reconstrução, com um método de controle de qualidade para impedir a ocorrência dos defeitos.

Já no Brasil, a Gestão da Qualidade Total chegou na década de 90, com a globalização e investimento em inovação, na busca por mais qualidade e competitividade em relação aos produtos importados, e com a implementação a das normas ISO 9000 e o Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade, criado pelo Governo Federal.

Como implementar o sistema de Gestão de Qualidade Total
Como já dissemos, o objetivo do sistema de Gestão de Qualidade Total é ter acompanhamento do seu processo produtivo para que os produtos ou serviços sejam realizados sem falha e isso envolve todas as pessoas e níveis hierárquicos desde os colaboradores, distribuidores, fornecedores, parceiros de negócio.

Os métodos mais utilizados são:

  • ISO 9000A ISO promove a normatização de empresas e produtos, para manter a qualidade permanente. E as normas mais conhecidas são a ISO 9000, ISO 9001, ISO 14000 e ISO 14064,
  • Just in time (JIT) – o produto só deve entrar em fase de produção quando for solicitado pelo cliente e requer um profundo conhecimento do mercado consumidor,
  • Kaizenprática de ação contínua e nenhum dia deve terminar sem que tenha sido desenvolvida uma melhoria. É aplicado em situações urgentes.
  • Análise de Pareto – nessa análise 20% dos números das vendas perfazem 80% dos resultados da empresa, através de gráfico que definem a principal causa dos problemas, como sua frequência no processo e como contê-la de forma rápida e eficaz, para garantir um resultado mais consistente,
  • 5S – sistema de avaliação em cinco etapas representadas pelas palavras japonesas: seiri (utilização), seiton (organização), seiso (limpeza), seiketsu (saúde e padronização) e shitsuk (disciplina), e cada uma procura mudar e estimular a percepção e reconhecimento de um tipo específico de responsabilidade que cada um deve cultivar no ambiente de trabalho.

Depois de definir os métodos a serem utilizados, o próximo passo é realinhar os processos com os funcionários e fazer com que eles assumam os métodos de Gestão Total da Qualidade como um compromisso diário. Os processos organizados deverão trazer melhorias à empresa em sua produtividade, e consequentemente aumentarão a satisfação do cliente, fazendo com que ele se mantenha fiel a sua empresa.

E os passos sequenciais serão medir constantemente os resultados de cada etapa estipulada, em períodos pré-definidos, para saber se o processo tem sido cumprido à risca, analisando novas necessidades e planejando novas melhorias.

Nós da Assessoria Contábil Araraquara trabalhamos em parceria com experientes consultores, visando a evolução constante de nossos clientes. Caso tenha interesse em conhecer um pouco mais sobre Qualidade Total, Melhoria Contínua e Planejamento de Processos, entre em contato conosco.

 

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